Prevenção: 10 regras para os pais.

Versão para impressãoVersão para impressão

 

O Dr. Robert Du Pont, ex-diretor do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, recomenda 10 Regras para os pais:

  1. Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de substâncias: as regras devem ser comunicadas antes da puberdade. As crianças devem saber que seus pais esperam que na adolescência não fumem, não bebam, não usem maconha e outras drogas. Cada família deve estabelecer suas próprias regras, que devem ser repetidas com freqüência.
  2. Estabelecer penalidades pelo não-cumprimento das regras: as punições não precisam ser nem repressivas, nem excessivas e devem ser anunciadas previamente e mantidas de forma consistente. Pode ser útil estabelecê-las com a participação dos filhos, no começo de sua adolescência. Exemplos: perda de privilégios, restrição ao uso do telefone, “proibição de sair de casa”, etc.
  3. Dedicar algum tempo diário para conversar com os filhos a respeito do que está se passando em suas vidas, como se sentem e o que pensam. Deve-se deixá-los falar livremente, não é necessário ter respostas, mas escutá-los atentamente, respeitando suas experiências e sentimentos.
  4. Ajudar os filhos a definirem objetivos pessoais: essas metas podem ser acadêmicas, esportivas e sociais. É importante ensinar os filhos a tolerar seus inevitáveis fracassos, que são oportunidades para crescer e não para desanimar.
  5. Conhecer os amigos dos filhos: conhecer também os pais, encontrar-se com eles e compartilhar conhecimentos.
  6. Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas próprias qualidades e com seus pequenos ou grandes êxitos: isto significa entusiasmar-se pelo que gostam.
  7. Deve haver um sistema estabelecido para a resolução de conflitos: nem sempre os filhos estão de acordo com todos os regulamentos da casa. A melhor maneira de manter a autoridade é estar aberto aos questionamentos dos filhos. Um recurso útil é incluir a consultoria com uma pessoa respeitada por todos (outro membro da família, um médico, um vizinho, etc.).
  8. Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito de seu futuro: os filhos devem saber que o tempo que viverão com seus pais é limitado, pois se tornarão adultos, sairão de casa e, neste momento, deverão pagar suas contas e estabelecer suas regras. Enquanto estiverem na casa dos pais precisarão aceitar sua autoridade.
  9. Deve-se desfrutar dos filhos: uma das maiores felicidades da vida é ter os filhos em casa. Tanto os pais quanto os filhos devem trabalhar para que o lar seja um ambiente positivo para todos. Isso significa trabalho de equipe e respeito mútuo.
  10. Ser um pai/mãe “intrometido/a”: é importante fazer perguntas aos filhos, onde e com quem estão. Esta informação é necessária para que sejam pais efetivos.

Comentários

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 02/17/2010 - 12:34

A paz do  senhor,sou lider de adolescentes na minha igreja e gostaria de dicas de estudos para trabalhar com este grupo tão abençoado,ore por  nós, fico muito grato.

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 06/18/2010 - 12:09

OI MEU NOME E FERNANA EU TENHO 14 ANOS MAIS ACHO QUE ESSE ASSUNTO DEVE SIM SER ENTENDIDOS POR PESSOAS DA MINHA IDADE POR TER TIDO UM AMIGO QUE HOJE E VICIADO EM ALCOOL E DROGAS ILICITAS DEVERIAMOS SABER O QUE ELA PREJUDICA NA NOSSA SAUDE.

SE MINHA MAE NAO FOSSE DO JEITO QUE ELA E HOJE EU SERIA EXATAMENTE UMA GAROTA COMO QUALQUER OUTRA DA MINHA ESCOLA E DA MINHA CIDADE E A MAIORIA DAS PESSOAS QUE BEBEM SAO MENORES DE 18 ANOS MAIS AFIRMO QUE ISSO NAO LEVA A NADA A NAO SER A MORTE OU A PERDIÇÃO

  •                 beijos e parabens pela materias e por ter feito este site!

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 10/19/2010 - 21:25

Meu irmão hoje com 29 anos assumiu que usa drogas, não muito abertamente, não disse quais e nem disse desde quando.Porém já haviamos percebido que com álcool ele sempre, quando bebia, bebia até cair, isso chamava nossa atenção.Desde criança foi muito agitado, hiperativo,levado mesmo, convidado a se retirar de 2 escolas, com 16 anos comecou aprontar,foi preso aos 18 anos puxando uma moto, durante o processo que ele perdeu, ficou foragido, morando na casa da minha mãe, quando a pena estava p/ expirar, uma namorada o delatou, percebo agora que deve ter sido uma briga e deviam estar drogados, ele foi preso, cumpriu pena, regime semi aberto por uns meses e saiu.Nessa altura, um pouco antes de ser preso conheceu sua primeira namorada de carater , que ficou visitando-o , e depois que ele saiu, ficou com ela e hoje ela tem uma filha de 6 meses com ele.Mas quando ele ligou no domingo 10/10/10 de um lugar que mal sabia onde estava (2 dias sumido) p/ desistirmos dele pq ele era um drogado sem solução, foi algo que não estávamos querendo enxergar, mas estava na nossa cara.Na ultima semana ele saiu a noite, com uma sacola, entregou seu play station, no dia seguinte uma chapinha de cabelo ( ele é cabelereiro) outro dia seu secador e por fim seu celular ( deve ser o 10º que diz que perde...)sua mulher foi buscar na favela pq tinha foto de sua filha e decobriu que ele ainda devia na boca!Durante esses ultimos anos ele não parou em emprego algum, perdia celular toda hora e dizia que era roubado na rua, roupas e mais roupas roubadas, mentira!!!tudo entregue por conta da droga.Ele pediu ajuda e hoje está na clinica desde quinta passada, porém ligou hoje terça feira, ou seja , menos de uma semana, falando que lá não tem nada p / fazer, que o problema dele é outro, que ele consegue ficar sem usar droga, que vai voltar p/ casa e que tem a intenção de ir 3 vezes por semana p/ igreja, balela!!!ele sempre promete que não vai mais beber e sempre bebe, o que antes a gente achava que era só bebida, acho que são drogas e bebida tb!! desde antes dos 18 anos.ele disse que está com saudades da filha e que ele dá conta de ficar sem usar nada!!sua mulher já achou pedras no seu bolso e mostrou a ele, ele jogou na privada e falou p/ ela que aquilo era uma merda, mas volta a usar..será que é só crack, ou será que é cocaina tb+crack+alcoll???será que ele consegue se recuperar??lá também querem que ele pare com o cigarro, está fumando só 3 cigarros dia, sem remédio será que consegue??pagamos 450 o mês e ele já quer sair, compramos um monte de roupas novas, pois ele acaba com a roupas, e ele já quer vir p/ casa???acho que ele tem essa doença incurável e tem que lutar como os AA NA, dia por dia, não estou certa??

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 10/21/2010 - 19:44

ele tem uma doenca que termina de uma forma insanas mas tem tratamento e depois disso existe uma Irmandade de Narcoticos anonimos ou Alcoolicos anonimos com uma manutencao .

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 10/28/2010 - 21:46

olá entrei nesse site para procurar algo para o meu trabalho de pevenção das drogas e confeso que daqui saiu a metade do meu trabalho...

Parabens vcs são 100...

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 11/16/2010 - 14:33

oi meu nome e maria estou passando por PROBLEMA DE DROGAS COM MEU MARIDO SEI QUE ELE E USUARIO DE DROGAS MAIS ELE NEGA PRA MIM ATE A MORTE SEMPRE PERGUNTO SE ELE USOU OU SE ESTAR USANDO E ELE SEMPRE NEGA JA FALOU QUE USOU MAS NAO ESTA USANDO MAIS QUE PAROU MAS SEMPRE ESTA FUNGANDO CO NARIZ ESCORRENDO E ELE FALA QUE E ALERGIA QUE MUNDAÇA DO TEMPO  ONTEM ELE FALOU PRA MIM QUE USOU  PORQUE EU VIR SUA CAMISA SUJA E PERGUMTEI ELE NAO TEVE COMO NEGAR MAS FALOU QUE SO USOU PORQUE EU FICO FALANDO QUE ELE ESTAR USANDO SEM ELE ESTAR MAIS SEI QUE E MENTIRA QUE ELE VEM USANDO A UM BOM TEMPO MIM AJUDEM NAO SEI O QUE FAZER SE VINJO QUE ACREDITO OU SE BOTO DE FRENTE COM ELE

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 11/30/2010 - 16:23

me chamo ndrea tenho um marido que e usuario a 4 anos e nao sei mas o q faco para tiralo do crack me ajudemm

No Avatar
visitante (não verificado) on qua, 02/16/2011 - 23:33

Pessoal eu vivo o mesmo problema que vcs, eu so tenho uma coisa a dizer pra vcs procure um grupo de auto ajuda mais proximo de sua casa(Ex: Amor exigente), o mais importante é frenquentar  pq nos aprendemos com os outros, é ouvindo e falando isto ajuda mesmo.

Eu uno a minha mão a sua o meu coração ao seu para que juntos possamos fazer  aquilo que sozinha eu não consigo.

 

"Uma concepção errada que prevalece tanto na profissão médica como no público leigo é que o tratamento da dependência química invariavelmente fracassa.  ...já é ponto pacífico que o melhor tratamento é uma combinação de terapias medicamentosas e psicossociais, aplicadas as duas em doses otimizadas" Veja + em: Abstinência e dependência quimica....

Interdição Judicial

Interdição Judicial

A interdição (total ou parcial) é um processo judicial onde uma pessoa é declarada incapaz. É nomeado um curador que irá agir em nome do curatelado, o curador também se responsabilizará por TODOS OS ATOS do curatelado.

Para garantir que o curatelado não seja prejudicado um juiz deveria reavaliar, em intervalos de 2 a 4 anos, a permanência das circunstâncias que levaram à interdição. Continuar lendo...

Última enquete:

Quando existe uso abusivo de alcool ou outras drogas, Além do dependente, outros membros da família devem ser tratados?

Alcool & Drogas - Comentarios

Um site CSS: Visite o site CSS do Maujor


eXTReMe Tracker

Araraquara Comercial


Cafeína, distúrbios do sono e o desequilíbrio hormonal.
Cafeina e disturbios do sono

Thomas Edison inventou a lâmpada para que as pessoas pudessem trabalhar à noite, Continue lendo.




Nossa vida é como um quebra-cabeça enorme
Erros e acertos na vida

Não há erros.

Cada experiência que vivenciamos, quer você interprete como boa ou ruim, é parte desse quebra-cabeça e, Continue lendo.

tratamento-internacao-dependencia