Jovens e drogas: sociabilidades alternativas. Uma pesquisa antropológica

Abas primárias

Versão para impressãoVersão para impressão

 

A pesquisa etnográfica
Trata-se de uma pesquisa etnográfica e qualitativa, relativamente breve (apenas 3 meses, entre agosto e novembro de 2000), sobre repertórios dos jovens e suas representações socioculturais do universo das drogas ilícitas. Foi utilizada a metodologia de observação participante.

Foi feita uma investigação com adolescentes entre 12 e 21 anos, de diversos segmentos sociais na cidade de São Paulo, usuários de diferentes drogas, que não estavam em tratamento clínico. A maconha foi a mais pesquisada.

A pesquisa foi realizada em bares freqüentados por alunos classes A e B de um colégio particular e de um cursinho, na zona Oeste. Na sede de uma associação de bairro da favela Heliópolis. E em bares da Vila Madalena: lugar de confluência de diversos grupos e segmentos sociais.

Nossos objetivos foram fornecer subsídios para pesquisas futuras, e para projetos de políticas públicas, como campanhas de prevenção e de educação. Além de oferecer um contraponto às demais pesquisas realizadas e um novo olhar para o tema, sem ser um trabalho acadêmico.

Situação

Os relatos, por ocorrerem de forma espontânea e dialógica são fragmentados e entrecortados. Os jovens falam abertamente de suas experiências e rituais para o consumo das drogas. É a curiosidade, o prazer de saber como é, que abre a possibilidade para a experimentação e à iniciação ao uso de drogas.

Como em rituais de iniciação, a convivência desses jovens nos bares oferece a possibilidade de experenciar um sentido da vida em comum, de communitas, que subverte e põe em questão as regras do cotidiano. A experiência de communitas permite que as relações entre os indivíduos, que estão participando dos rituais, tornem-se, idealmente, horizontais e igualitárias, reforçando os laços sociais.

Os jovens transitam em duas formas de sociabilidade alternativas. O mundo da vida cotidiana, onde prevalecem as relações impessoais, a "diluição" das identidades individuais e subjetividades na multidão da metrópole. E o mundo das drogas, onde predominam outros códigos, valores e normas de conduta. Podemos compará-lo ao mundo do sonhos, da brincadeira, das festas, dos ritos e das experiências transcendentes.

Daí a transgressão freqüentemente estar associada ao 'mundo das drogas', que se opõe à vida cotidiana e à sua falta de sentido. "As drogas proporcionam prazer rapidamente. É fuga, liberdade. É ter forças para encarar a vida e um futuro sem sentido. Eu quis pagar para ver. (Vila Madalena)"

Circuitos e trajetos

Os bares são espaços que revelam núcleos de sociabilidade não ligados à família e ao cotidiano. São lugares onde se pode encontrar os amigos da mesma faixa etária, com os mesmos gostos, valores e práticas. Lá se bebe, consume drogas, namora, paquera, ouve música, dança...

Nesses espaços se articulam diversos signos e critérios: roupa, música, programas e espaços de lazer, expressões e gírias, modos e estilos de vida. A utilização de um tipo ou mais específicos de drogas se dá imbricada em um estilo de vida determinado. A droga sozinha não determina diretamente o pertencimento a um grupo e um estilo de vida. Longe de se reduzirem a comportamentos homogêneos e estanques, a sociabilidade jovem revela-se pela sua diversidade e dinâmica. A própria idéia de grupo é, muitas vezes, contestada pelos jovens.

Dentro dos circuitos, pode-se traçar diferentes trajetos que incluem a circulação individual ou de pequenos grupos fluidos em determinados territórios e a manipulação de uma série de símbolos e códigos comuns.

Trajetos passam desde os bailes da periferia e pelos bares em diversos bairros, mas especialmente a Vila Madalena. Basicamente, três tipos de músicas que são ouvidas e dançadas: forró, reagge e rock.

Classificação das drogas segundo os jovens

Os jovens classificam as drogas da seguinte maneira:

a) Álcool e cigarro também são drogas.

b) Há maior tolerância com os jovens ricos, o que revela uma consciência da hipocrisia da sociedade e a reprodução da injustiça social. " O negócio é o seguinte: se o carinha andar bem vestido, tiver um carro e usar qualquer tipo de droga, ele não vai ser taxado de nada. Se o cara mora na periferia e usa droga, já é um marginal." (Vila Madalena).

c) Maconha é erva, não é droga. Droga é pedra, cocaína.

d) Todo mundo usa maconha, já que dentro do circuito o uso é generalizado.

e) Jovens de classe média mencionam um certo "consentimento" dos pais em relação ao uso da maconha (mas não outras drogas).

Normas de conduta

a) Reciprocidade e partilha. A regra é dar, receber e retribuir.

b) Quanto maior a experiência, deve agir com maior 'naturalidade'. Aos inexperientes é permitida uma certa perda de controle.

c) Não interferir, julgar ou discriminar a conduta alheia.

d) Cada um deve ter consciência de seus próprios limites, não deixando misturar o mundo das drogas e o mundo do cotidiano."Eu acho que é assim: se você consegue se divertir usando ou não usando, tudo bem. Mas, se você só consegue se divertir usando algum tipo de droga, aí, já está mal."

e) Jovens das classes A e B não precisam dirigir-se para uma favela para comprar as drogas, seu acesso é dado nos lugares de lazer. Na favela, mesmo que o consumidor não esteja envolvido no tráfico, ele conhece alguém que está trabalhando nele.

Conclusões e indicações para campanhas educativas

As campanhas se destinam sobretudo aos não-usuários, amedrontando quem não usa para os riscos do vício e da morte. Elas ignoram toda a gama de usuários leves, eventuais e mesmo freqüentes, mas não viciados.

A pesquisa torna evidente a ‘positividade’ do uso de drogas para os jovens, ligada ao prazer, à satisfação dos desejos, à inserção em grupos. Enquanto as drogas são diretamente associadas ao mal. Um mal que o adolescente ignora, muitas vezes por se sentir seguro demais de si mesmo e de seus pares.

Campanhas publicitárias pontuais e de impacto precisam ser vinculadas de um processo educacional aberto e dialógico, para podermos contribuir para uma mudança real de comportamentos. Essa combinação poderá integrar programas mais amplos de educação participativa, ética, estética, voltada para valores em um movimento constante de debates e produção de informações e conhecimentos.


Autores:

Este texto é um resumo de grande trabalho, executado com esmero e dedicação, de propriedade da empresa IMAGENS EDUCAÇAO - www.educ-imagens.com.br
Para ler a pesquisa na integra, são 107 páginas, clique aqui.

 

 

 

Drogas: 

Comentários

Parabéns a todos!

O trabalho de vocês foi muito interesante,pois em relação as drogas acho que todos os jovens como eu gostarião de sitar a maconha pois a maconha é a mais usada realmente.Eu tenho um amigo não nego e eu sei q ELE USA MACONHA E SEI  QUEM É UMA DAS PESSOAS QUE FORNECE A MACONHA PARA ELE e não nego chego a ter medo quando ele chega na escola com os olhos avermelhados e todo estrenho mas todo mundo lá na sala só comente por trás ele até fica meio estreanho quando um colega da gente que não posso sitar o nome chama ele de noiado

mas não gosto mesmo de estra falando olha ele fuma maconha a gente chega até ater um serto medo de um dia ele chegar na escola mto agrecivo e tentar bater na gente pera vocês verem como são as coisas eu até perguntei para minha amiga SERÁ QUE SE EU PARAR DE FALAR COM ELE,ELE ME MATA.

Mas eu tenho q aprender a conviver com esse tipo de pessoa que como chama meu amigo é.... noiado,temos que apenaz combater não bater.

 

 ASS:anônimo prefiro não comentar meu nome para me  prevenir.

 

 

pessoas que nao conhecem os´perigos em que as drogas transmitem  pois muitas vezes os pais de algumas crianaças  as obrigam a usar drogas sem saber que isso pode afetar a saùde delas porisso hoje em dia as crianças morrem por casos de drogas e muitas vezes por influencia de seus pais por isso eu quero alertar que parem de usar drogas

ok... conselho de uma amiga que quer o seu bem

 

qual a droga ultilizada para o mal

 

Bom meu nome e Frank Allan, tenho 16 anos de idade, gosto muito de falar dos assuntos de nosso di-a-dia...NUNCA experimentei nenhum tipo de droga por que sei que deve ser uma maravilha...Porque se fosse ruim ninguem estaria viciado nessa Porcaria...

hj faço parte de projetos que faz com que as pesoas tomem conhecimento do uso das drogas, gosto muito de trabalhar com adolescentes da minha idade...

Estou criando um livro DROGAS: O TREM PARA O INFERNO!!!!! 

nao posso falar muito dos detalhes agora mas , ele conta a historia de um dependente quimico que chegou a vender a sua vida para conseguir suprir seu vicio maldito... Pretendo tambem colocar relatos de usuario de droga , fotografias para chocar meu leitores... Isso sera um grande desafio pra mim mas nada que seja impossivel...

A DROGA LHE DA ASSAS MAS TE TIRA O CEU....

sou evangelica e tenho 30 anos, meu irmão de 23 anos perdeu sua vida por causa das drogas há 10 meses, hoje minha familia está aprendendo a caminhar com a ausencia dele. Então quero parabenizar vc pela iniciativa de escrever este livro e dizer que tbm tenho feito minha parte vou realizar minha segunda palestra para jovens mostrando a realidade da familia e até onde as drogas pode levar, aos poucos estou ficando mais forte "Graças a Deus" e creio em Deus que vou conseguir falar sobre este assunto com menos dor e mais esperança  em ajudar os jovens a não escolherem este caminho.

 

Sou voluntária no grupo de auto-ajuda do Amor Exigente. um grupo que fortalece as famílias para uma qualidade de vida melhor e que nos ergue dos problemas causados pela dependência química. Sou uma mãe que luta.

Parabenizo um jovem de 16 anos com um sentido de viver. Que seu livro possa ajudar aqueles que hoje convivem com aspectos ligados à morte.

Que você possa colocar asas em outros jovens, mas que os conduza ao Céu.

Ubiracy Lyrio Silva Cota - Vila Velha - ES

Tenho um filho de 14 anos e tenho percebido a influencia de alguns amigos que usam drogas e estou totalmente preocupada...

Amo meu filho de paixao e acredito que ele é gente boa, infelismente esta passando momentos dificeis, sendo que ele nao esta vendo a vida maravilhosa que tem e acho que ele esta envolvendo para o mundo errado (nao tenho certeza)....

Gostei do seu depoimento e acho interessante o seu trabalho principalmente pela sua idade (vc e meu filho sao adolecente > entendem a mesma ligagem), seria possivel voce entrar no msm ou orkut do meu filho e tentar trocar umas ideias legais "de nao envolver-se com drogas" e os problemas que elas podem causar...

Nao mencionar que eu estou pedindo esta ajuda, simplesmente inciei uma conversa com ele e apos serem amigos tentar entrar no assunto drogas, ok? msm dele:  wilker-tiger@hotmail.com

Abraços e desde ja muito obrigada e parabens pelo seu trabalho, graças a Deus existem pessoas como voce que esta disposto em ajudar.

OLÁ, NESSA IDADE OS JOVENS JA ESTÃO SE PERDENDO, MAS A SOLUÇÃO É DIALOGAR COM O FILHO , MAS SE ELE DISSER QUE VAI MUDAR SE ENGANE  ELE VAI FAZER PIOR, PARA SABER  SE ELE USA Ñ CHEIRE A ROUPA PQ ELE COLOCA PERFUME

 A BOCA ELE USA  QUEIMADO MAS OS OLHOS REAÇÃO DAR PARA DESCUBRIR.....

  SE ELE ESTA ASSIM  PQ VC Ñ ENCINOU QUANDO ERA TEMPO

 O MOMENTO DE ENSINAR OS FILHOS  É DE PEQUENO AOS 9 ANOS PASSOU DISSO

 A MALANDRAGEM VEM  O CONHECIMENTO TBM  E AS COISAS MUDA!!!!!!!!!!!!!!!

OLÁ, NESSA IDADE OS JOVENS JA ESTÃO SE PERDENDO, MAS A SOLUÇÃO É DIALOGAR COM O FILHO , MAS SE ELE DISSER QUE VAI MUDAR SE ENGANE  ELE VAI FAZER PIOR, PARA SABER  SE ELE USA Ñ CHEIRE A ROUPA PQ ELE COLOCA PERFUME

 A BOCA ELE USA  QUEIMADO MAS OS OLHOS REAÇÃO DAR PARA DESCUBRIR.....

  SE ELE ESTA ASSIM  PQ VC Ñ ENCINOU QUANDO ERA TEMPO

 O MOMENTO DE ENSINAR OS FILHOS  É DE PEQUENO AOS 9 ANOS PASSOU DISSO

 A MALANDRAGEM VEM  O CONHECIMENTO TBM  E AS COISAS MUDA!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

Bom, meu nome é ALine tenho 16 anos,bom penso que os jovens eles acabam sendo influênciados pelos amigos, pois por exemplo ah se meu  amigo usa ou exprementou e falou que é bom ele acaba ficando com aquela curiosidade de saber como é sentir a adrenalina subir, e pensam a já que ele usou porque eu não usar só para exprementar saber como é, e é nessas que eles acabam ficando viciados, quem experimenta uma vez e gosta depois para parar é muito dificil.

Existe também aquelas pessoas que vivem uma vida ociosa uma vida solitária e para um traficante de drogas nada melhor do que uma pessoa assim, que vive solitária que não estuda não trabalha não tem obejetivos não tem sonhos, eles se monstram ser amigos e oferecem a droga é quando o jovem acaba se envolvendo e vendendo tudo de casa ou áté mesmo se vendendo para suprir seus vicios.

Enfim nós jovens temos que buscar a cada dia um conhecimento a mais um objetivo  um sonho a mais para nossas vidas.

 Aline Barbosa

16 anos, Estudante

esse teu medo eh compreensivel,

mas ele eh um tanto desnecessario....

a maconha, ela n vai deixar teu amigo gressivo, ela relaxa, afeta memoria , essas coisas td's... e além do +... n fik com medo n... vc precisa eh ter vontando d n se envolver nissso, eu , por exemplo , perskiso a respeito d drogas,... mas n me envolvo com isso,

mts jovens msm, sao drogados... a gent meio q ja sabe o q vai acontecer com eles ner...?

e iisso n eh bom pq muitas vzs eh com amigos da gent...

mas n deix d flar com ele meu!

o cara n eh um animal! véi... ele fuma a erva" dele e tall's... mas ele n eh nenhum monstro , tah gata?

n se preocupa , ;)

responde aii... kem sabe a gent n fik amigo.. troca ideia... flow?

beeeeeeeeeeeeeeeeeijoooooooo

A DROGA TE DAH ASAS MAS NÃO TE LEVA AO CÉU!!!!

Obs.:PENSE NISSO!!!!!

BJSS

Droga se fosse bom não se chamava droga!

Ela te "mata" de vagar, vai acabando com você por dentro e no final, quando você der por conta que é um usuario/viciado/dependente será tarde demais!

Pense bem antes de começar.

São relatos de uma pessoa que não usou, não usa e unca usará drogas, apenas sabe sobre o assunto!

Mães o momento certo para prevenir, seu filho a não se envolver, com certas coisas é na infância, não adianta, você se matar trabalhando, para dar tudo o que seu filho quer, trabalhando o dia todo, deixando seu filho sozinho em casa livre, para sair aonde quiser, sem permissão, é assim que começa. deixar andar com más companhias, deixar ele sair com os amiguinhos sem conhecer as mães, sem conhecer a familia. Ah mãe posso ir ali na esquina, NÃO, lugar de conversar com os amiguinhos é na frente de casa, onde a mãe possa ouvir qual é o assunto.

Assim que funciona. Um abraço, já passei por uma situação parecida. e é melhor se prevenir, porque depois o sofrimento maior é ver seu filho amarrado em uma cama, e você sem poder fazer nada.

BRUNA OLIVEIRA. 16 anos.  (convivi com uma pessoa drogada e é muito ruim).

Bom , acredito que muitos jovens usuarios ou que pretendem ser usuarios, aceitam as drogas como um alivio , muitos tem problemas em casa e particular e acham que as drogas sao soluçoes !

ONDE ..ONDE ESTAMOS INDO???

Essa é a pergunta que grita aos ouvidos da sociedade.Hoje nós jovens somos agraciados com a evoluçao tecnologica,a informaçao,o deslumbrar de muitas informaçoes sobre nosso mundo!Ai começa o problema para inicio de conversa esse nao é o nosso mundo.seja no candomble,catolica,budista  todos sabem que um dia iremos entregar a terra o que a ela pertence o corpo fisico.Nao quero e nao vou fazer nenhuma apologia a essa ou aquela religiao,isso seria o mesmo que fazem muitos infelizes mundo afora ditando regras de viver ,de pagar a Deus..de matar em nome de um ser maior e isso é repugnate ,mas se nao existisse plateia esses seres sem luz nao fariam suas atrocidades.Hitler,Napoleao,Bush,pessoas que tem o poder de mudar a vida de muitos que nao sao esclarecidos sobre o AMOR,sobre como temos que viver em coletividade querendo ou nao essa é a nossa razao de todos dependermos uns dos outros,infelizmente nós jovens nao entendemos isso,temos a graça de viver neste mundo,de termos
a escolha sempre do, sim e do nao.Esquecemos que nossos pais sao nossa luz no caminho desconhecido e escuro do mundo ,nem conhecemos os deveres de fazer o bem aos irmao .Nos preocupamos em ter mais prataria,em ser mais temido,em andar na moda e somos famintos de conhecimento espiritual.crescemos acreditando que "se fizer a catequese és m filho de Deus".Hoje fiquei sabendo que um conhecido de vista foi hospitalizado por overdose,um guri de 20 anos corpo saudavel ,vida sem dificuldades financeiras,mas totalmente sem conhecer os mandamentos da vida...os limites do corpo..o respeito para com ele mesmo!!Rezo para no estado de coma em que ele se encontra seja iluminado e acorde com um espirito alientado pela vontade de viver,de fazer o bem ,de repassar aos outros irmaos que assim como ele se encontram doentes...meu irmao...escute o silencio do seu interior..lembre as coisas que realmente sao importantes..se vestir como fiuck,coo jogadores,gete que vive de aspecto fisico nao traz nenhum sentimento de amor!!As coisas estao ficando preocupante de mais  nós achando que temos tudo estamos perdendo a cada dia o que realmente trazemos em nossa essencia..A arte de viver!!Sofreremos muito ate que se chegue ao conhecimento da verdade,do amor ,do respeito,TEMOS A OPÇAO E A CADA DIA REALIZAMOS A ESCOLHA,MAS NAO ESQUECEIS QUE CADA AÇAO GERA UMA REAÇAO!!!

gostei muito desse siti estava procurando um trabalho da escola mas agora percebir q esse assunto não é brincadeira sou raimundo tenha 14 anos moro na cidade de matinha maranão vcs me encinaram com esses comentarios uma licão de vida obrigado

gostei muito desse siti estava procurando um trabalho da escola mas agora percebir q esse assunto não é brincadeira sou raimundo tenha 14 anos moro na cidade de matinha maranão vcs me encinaram com esses comentarios uma licão de vida obrigado

não use a droga a droga é uma violencia que mata

Achei o comentário massa mais acho q deveria falar mais sobre os cantors predlets e tbm sobre as musics

As drogas estão matando nossa juventude. E quando falamos de drogas precisamos incluir também, as que a sociedade tolera como o álcool e o fumo.

Drogas? O que é? Porque nós jovens sentimos a necessidade de usufruir dessa substancia alucinógena?É uma Substancia química que produz alteração nos sentidos. Ela induz os jovens tão facilmente fazendo implorarmos por aquilo que futuramente vai e mata aos poucos.

À vontade, a necessidade, tudo começa por curiosidade, um desconhecido que por um instante passa a fazer parte de nossas vidas e dificilmente conseguimos arrancá-la, pois agora não é vontade e sim um vicio indomável. São vários os tipos, tanto as toleráveis como as intoleráveis proibidas, são essas que chamam mais a atenção dos jovens” proibida”, tudo o que é proibido é mais gostoso. Quem nunca ouviu falar nessa expressão?Pois agora vejo realmente que é uma palavra perigosa, que inicialmente é chamativa, atraente, mas que por fim acaba e destrói.

Só os fortes, perseverantes, os que querem realmente conseguem sair. Porque tudo isso começou talvez com o incentivo de amigos, a empolgação, Mas que não passa de uma doce e triste ilusão.

 ASS: MILLA

Também parabenizo a tds vcs, pela criativadade de usar a internet como veículode alerta para as pessoas , inclusive os jovens, e aproveito para dzr a essa moça que perdeu seu irmão, que ela vai cnsgr superar a dor e a perda do irmão, e que será bem sucedida nas suas palestreas. também sou evangéligo e sofremos ao ver pessoas mesmo que não são da família, mas, que estão sendo levados para ese mundo das drogas.

e-mail. getuliosilva@prefeitura.sp.gov.br 

 

Meu nome é Yana tenho 14 anos e tenho um amigo que se tornou usuário  de drogas e eu vejo a luta que é p. poder sair disso!!! É muito triste você ver que a sua família toda quer te ajudar mais você não consegue sair.

Hoje existem  varias formas de você consumir esse meu amigo por exemplo se tornou usuário através de um colega do curso de ingles que experimentou gostou e recomendou p. ele e ele foi la e aceitou!!!!!!

Cara a pior coisa é você ver que vc quer ajudar um amigo mais nao pode por que ele não quer ajuda!!!!!!

Por isso eu sempre digo:Não use drogas por que assim você acaba morrendo aos pouquinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Realmente...drogas......"uma linda"...alucinante viagem....

Porém esta, sem volta!

....morrer aos pouquinhos...esta é a vida que muitos jovens hoje em dia escolhem, porque acham que é melhor...mais facil...legal. só que isso não basta pra ser feliz....se consideram isso felicidade é porque não aprenderam como é viver...viver é um espetáculo imperdível...cada dia...e aos poucos com a droga vc acaba com isto como se não houvesse motivo nenhum para querer viver...viver bem.

se pra muitos a felicidade depende das drogas o que fazer???

foi uma escolha...errada sim...mas pessoal...

e se hj tentamos ajudar e não conseguimos é pela escolha destas pessoas que entraram neste mundo achando que seriam capazes de sair dele sozinhos...mas não é bem assim...todos nós precisamos de ajuda...

mas voltando ao porque entrar neste mundo das drogas???

vou contar uma historia muito conhecida e verídica tambem....

a muito tempo atrás....(mas não o suficiente para ter esquecido) em uma cidade longínqua existia um homem.... este homem viveu no mesmo mundo em que vivemos hj...sentiu as mesmas dores que sentimos hj...porém....Ele era diferente por um motivo apenas....O AMOR!!! um amor incondicional que não via barreiras....que não colocava impecílios.....que não via o porque do ódio,raiva,desgraça....ESTE HOMEM.....que do mesmo modo que nós, era de carne e osso....sangue,veias.....Um dia por AMOR a aquele povo....(nós) atendeu ao pedido de seu pai....e com muito AMOR no coração, recebeu uma CRUZ por AMOR a mim e a vc....e naqueles momentos de dor....ele olha para o céu de diz: PAI ESTÁ CONSUMADO.

ESTÁ CONSUMADO......acabou o sofrimento...acabou a angustia...acabou a dor....a tristeza....o ódio...rancor.....acabou!!!!! E ALÍ....DE BRAÇOS ABERTOS MOSTROU O AMOR...O VERDADEIRO AMOR.....SUANDO SANGUE....COM UMA COROA DE ESPINHOS CRAVADA NA SUA CABEÇA....COM PREGOS EM SUAS MÃOS...ALÉM DE TUDO ISSO, CUSPIRAM EM SEU ROSTO...ELE PEDIU ÁGUA  E LHE DERAM VINAGRE ...E ELE BEBEU....LEMBANDO QUE TUDO ISSO FOI POR VC....toda a dor ELE ja suportou por nós.....pra quê procurar mais dor, com esse vício? Não vejo motivos.

Vc se imagina com uma coroa de espinhos na sua cabeça???? vc daria o seu único filho para morrer por um povo pecador???? vc suportaria pregos nas mãos....NÃO!!!

a resposta é NÃO.... nós mal aguentamos uma sacola pesada...que dirá uma cruz....nós reclamamos quendo um espinho de rosa fura nosso dedo...imagine pregos nas suas mãos....não agentamos nem mesmo um chapéu apertado...quanto mais uma coroa de espinhos.....parece loucura??? não .... É A PURA VERDADE....não me considero mais forte que ngm...nem mais bela....muito menos...melhor que qlqr pessoa...só que PROBLEMAS SÃO INEVITÁVEIS...AGORA, SER CONSUMIDO POR ELES É OPCIONAL!!!!

E HJ mesmo com todos nossos erros e falhas....ELE ainda olha lá do céu e não deixa de dizer : FILHO EU TE AMO!!!

não é porque uma pessoa nãoe sta no seu estado perfeito que ele vai regeitá-lo...de maneira nenhuma.....é aiii que Ele vai buscar....pq ele simplesmente TE AMA!!!

E ALÉM DE TUDO ELE AINDA PEDIU AO PAI QUE NOS DESSE O SEU PERDÃO.....

EM FIM....não entrem nessa....isso não é vida....isso é morte parcelada.....viva intensamente mas de maneira correta.....

"...VIVA....RIA...CHORE....QUEBRE COPOS....FIQUE NERVOSA(O)....SE TRANQUE EM SEU QUARTO.... MAS VIVA INTENSAMENTE...UM DIA DE CADA VEZ E CADA UM COMO SE FOSSE O ÚLTIMO....PORQUE A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO...E PRA ISSO VC TEM QUE TER UMA BOA PERFORMANCE....VIVENDO!!!! APROVEITE ...ANTES QUE AS CORTINAS SE FECHEM E SUA PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...!!!!!

 

                                                                        LAISE 11.01.2011

 

Realmente...drogas......"uma linda"...alucinante viagem....

Porém esta, sem volta!

....morrer aos pouquinhos...esta é a vida que muitos jovens hoje em dia escolhem, porque acham que é melhor...mais facil...legal. só que isso não basta pra ser feliz....se consideram isso felicidade é porque não aprenderam como é viver...viver é um espetáculo imperdível...cada dia...e aos poucos com a droga vc acaba com isto como se não houvesse motivo nenhum para querer viver...viver bem.

se pra muitos a felicidade depende das drogas o que fazer???

foi uma escolha...errada sim...mas pessoal...

e se hj tentamos ajudar e não conseguimos é pela escolha destas pessoas que entraram neste mundo achando que seriam capazes de sair dele sozinhos...mas não é bem assim...todos nós precisamos de ajuda...

mas voltando ao porque entrar neste mundo das drogas???

vou contar uma historia muito conhecida e verídica tambem....

a muito tempo atrás....(mas não o suficiente para ter esquecido) em uma cidade longínqua existia um homem.... este homem viveu no mesmo mundo em que vivemos hj...sentiu as mesmas dores que sentimos hj...porém....Ele era diferente por um motivo apenas....O AMOR!!! um amor incondicional que não via barreiras....que não colocava impecílios.....que não via o porque do ódio,raiva,desgraça....ESTE HOMEM.....que do mesmo modo que nós, era de carne e osso....sangue,veias.....Um dia por AMOR a aquele povo....(nós) atendeu ao pedido de seu pai....e com muito AMOR no coração, recebeu uma CRUZ por AMOR a mim e a vc....e naqueles momentos de dor....ele olha para o céu de diz: PAI ESTÁ CONSUMADO.

ESTÁ CONSUMADO......acabou o sofrimento...acabou a angustia...acabou a dor....a tristeza....o ódio...rancor.....acabou!!!!! E ALÍ....DE BRAÇOS ABERTOS MOSTROU O AMOR...O VERDADEIRO AMOR.....SUANDO SANGUE....COM UMA COROA DE ESPINHOS CRAVADA NA SUA CABEÇA....COM PREGOS EM SUAS MÃOS...ALÉM DE TUDO ISSO, CUSPIRAM EM SEU ROSTO...ELE PEDIU ÁGUA  E LHE DERAM VINAGRE ...E ELE BEBEU....LEMBANDO QUE TUDO ISSO FOI POR VC....toda a dor ELE ja suportou por nós.....pra quê procurar mais dor, com esse vício? Não vejo motivos.

Vc se imagina com uma coroa de espinhos na sua cabeça???? vc daria o seu único filho para morrer por um povo pecador???? vc suportaria pregos nas mãos....NÃO!!!

a resposta é NÃO.... nós mal aguentamos uma sacola pesada...que dirá uma cruz....nós reclamamos quendo um espinho de rosa fura nosso dedo...imagine pregos nas suas mãos....não agentamos nem mesmo um chapéu apertado...quanto mais uma coroa de espinhos.....parece loucura??? não .... É A PURA VERDADE....não me considero mais forte que ngm...nem mais bela....muito menos...melhor que qlqr pessoa...só que PROBLEMAS SÃO INEVITÁVEIS...AGORA, SER CONSUMIDO POR ELES É OPCIONAL!!!!

E HJ mesmo com todos nossos erros e falhas....ELE ainda olha lá do céu e não deixa de dizer : FILHO EU TE AMO!!!

não é porque uma pessoa nãoe sta no seu estado perfeito que ele vai regeitá-lo...de maneira nenhuma.....é aiii que Ele vai buscar....pq ele simplesmente TE AMA!!!

E ALÉM DE TUDO ELE AINDA PEDIU AO PAI QUE NOS DESSE O SEU PERDÃO.....

EM FIM....não entrem nessa....isso não é vida....isso é morte parcelada.....viva intensamente mas de maneira correta.....

"...VIVA....RIA...CHORE....QUEBRE COPOS....FIQUE NERVOSA(O)....SE TRANQUE EM SEU QUARTO.... MAS VIVA INTENSAMENTE...UM DIA DE CADA VEZ E CADA UM COMO SE FOSSE O ÚLTIMO....PORQUE A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO...E PRA ISSO VC TEM QUE TER UMA BOA PERFORMANCE....VIVENDO!!!! APROVEITE ...ANTES QUE AS CORTINAS SE FECHEM E SUA PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...!!!!!

 

                                                                        LAISE 11.01.2011

Meu nome é Yana tenho 14 anos e tenho um amigo que se tornou usuário  de drogas e eu vejo a luta que é p. poder sair disso!!! É muito triste você ver que a sua família toda quer te ajudar mais você não consegue sair.

Hoje existem  varias formas de você consumir esse meu amigo por exemplo se tornou usuário através de um colega do curso de ingles que experimentou gostou e recomendou p. ele e ele foi la e aceitou!!!!!!

Cara a pior coisa é você ver que vc quer ajudar um amigo mais nao pode por que ele não quer ajuda!!!!!!

Por isso eu sempre digo:Não use drogas por que assim você acaba morrendo aos pouquinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

no mundo de hoje qual é a possibilidade de surgirem novas drogas?

as drogas acabam com o corpo das pessoas

Drogas matam....

nao acabe com sua vida usando drogas....

drogas destroem vidas num piscar de olhos...

jovens nao fassa isso....

esse é o meu conselho para todos vocÊs ...

By : Déborah

Olá meu nome e Mariana,moro no interior do Rio de Janeiro.Venho falar de um caso muito triste que ocorreu na minha família em função dessa maldita droga.Minha prima Cristina faleceu a 1 semana ao 27 anos vitima de uma overdose,gravida de 9  meses.A minha familia esta toda abalada.O pai dela depois do ocorrido resolveu se internar em uma clinica de reabilitação ja que e um homem de 59 anos viaciado em drogas a mais de 35 anos.Cristina já tinha problemas pulmonares serissimos,foi internada vitima de uma tuberculose,mais ja no hospital começou a ter crises de abstinencia,tentou fugir,devida a muita resistencia dela o hospital disse que liberava ela se caso ela assinasse um termo de responsabilidade.Cristina assinou,mais antes mesmo de sair do hospital foi alertada pelo médico a não beber,não fumar e nem usar drogas.O que foi em vãoo,ao chegar em casa a primeira coisa q Cristina fez foi ir para rua,atras do crack.Retornou para casa por volta de 0h,ja passando mal,vomitou,deve convulsoes e morreu na sala de casa,dps d caida minha tia mae dela diz que era visivel ver a criança saltando dentro da barriga dela,faltava apenas 8 dias para aquela criança nascer,não tem tempo de salva-la.Mãe d filha mortas,vitimas desse mal do seculo 21.Repassem esse relato é veridico.Estamos mto abalados mesmo.

na minha familia tambem tem mais so posso ti dizer isso vai passa ass.isabela da silva gomes

Sou Fabio guilherme, tenho 14 anos, e hj estou fazendo uma redação sobre as drogas , e consegui pegar bastante coisa nesse site muito obrigado ^^ !

Mais Então, Nunca Esperimentei tipo algum de drogas, sei que nao vale a pena, é bem melhor vc entrar num esporte, namorar, ir na sorveteria do que usar essa bosta!

Coca-cola, Pc, Internet, Trident, Play station, batata frita, sorvete, e ainda tem gente que vicia em drogas ¬¬ !

Pra mim issu tudo é só questao de opinião, entra no mundo das drogas, pq quer, muitos, por que querem eskecer os problemas e tals, ja outros, vao pra esse mundo para fazer gracinhas, para fikarem falados conhecidos , aff

Vão fikar conheçidos como maconheiros, drogados, issu é bom? Claro que naoo, intao pensa 1000 vezes antes de entrar nesse mundo. Vai Viver um grande amor, vai jogar um futebol, vai fussa no seu orkut ou msn, mais drogas? RUMMM

NUNCCAAAAAAAAA POOWWW

O jovem muitas vezes entra nesse mundo, sem saber o que irá acontecer. Acham que esse mundo é um mundo “lindo”, perfeito,... porém não tem volta.

       Morrem aos poucos, se destroem, destroem a sua família, mentem, vendem tudo, se vendem...Será que é esse mundo que queremos, para nós e nossos filhos? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas todos nós devemos saber responde, por mais difícil que seja.

       Será que não tem outros jeitos de ser feliz? Será porque eles dependentes químicos não tem outro jeito de se divertir? Namorar, acesas Orkut e MSN, praticar esportes...

       Muitas pessoas (jovens) têm problemas em casa, problemas pessoais... E acham que a droga é uma solução para todos os seus problemas.

       O momento certo para tentar prevenir creio eu, é na infância, com diálogos... Você se mata trabalhando para que eles te em tudo em casa. Você trabalha todo dia, e deixa seu filho em casa sozinho, o deixa fazer tudo o que queres, o deixa sair de casa para ir onde quer, sem permissão...

 

Então não entre nesse mundo sem volta, a droga é um caminha sem volta, aproveite a vida intensamente.

  1. droga,uma substancia quimica que muitos nao conseguem evitar.pessoas oferecem a droga como uma coisa inofenciva,mas na verdade nao é.  tem lugares que a dorga é liberada mas ai esta o erro,porque vao querer a liberdade aqui em noso pais tambem.a droga ja foi considerada remedio em tribos e alguem transformou em uso propio e foi se espalhando pelo mundo.como uma doença a droga tambem mata,os usuarios,sabem mas por estarem viciados nao querem saber da nada, se voce parar pra refletir vai saber o que é certo ou errado.nao siga a cabeças de seus amigos quando te oferecerem droga, voce tem uma?entao use  corretamente...

Aprendi muito nesse site,

ajudou-me bastanteem uma redação escolar é bom mostrar para os jovens que entrar no mundo das drogas é o mesmo que se manter em uma prisão invisível...

Meu marido é dependente quimico de maconha, cocaína, alcool há mais de 15 anos. Há aproximadamente um ano se tornou dependente também do MESCLADO. Desde entao nossa vida se tornou um inferno. Ele se tornou muito violento, não para em trabalho algum pois falta demais, gasta todo dinheiro em drogas, já chegou a vender coisas de casa e nos últimos meses a situação se tornou insustentável. Temos uma filha de 3 anos e ele chegou ao ponto de ficar dias fora de casa e voltar transtornado, e eu ficava trancada no quarto com minha filha. Há um mês falei para ele se decidir, ou iria para uma clínica ou sairia de casa. Ele não aceitou e foi para casa de uma ex namorada com quem também tem um filha. Não conversamos nem nos vimos mais. Pedi para ele me dar paz e ele tem seguido a risca!! Mas estou muito magoada, pois tentei de tudo para ajuda-lo e quando nao tive mais forças ele não quis ajuda e foi embora, agora as noticias que tenho é que ele esta usando somente a maconha e se reestruturando. Isso significa que eu era a causa da dependencia dele??? Doi muito....


Amiga fique tranquila vc não foi e nunca será a causa da dependência dele,aproveite que ele foi embora e cuide da sua vida,isso mesmo cuide da sua aparência,saia para dançar curtir e paquerar,se dê a oportunidade de mudar de vida de ser feliz,pois vc não tinha obrigação de suportar uma pessoa que não queria mudar e que te fazia sofrer livre-se de tudo aquilo que te fazia mal e siga em frente...boa sorte que deus te ilumine,graças a DEUS eu nunca passei por isso e espero não passar tenho 24 anos e nem sempre tive esse pensamento ja namorei pessoas que me fizeram sofrer muito,acabei adquirindo uma certa experiência e consegui superar todas as barreiras hoje sou feliz!!!

Droga e uma droga mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

eu comcordo com issooooooooooooooooooooooooooooooooooo