Tabaco

Versão para impressãoVersão para impressão

O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.

Quais as formas de uso do tabaco?

As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar através de cigarro, charuto, cachimbo, rapé e mascar o assim chamado tabaco de mascar.

Por que as pessoas usam o tabaco?

Até hoje não há certeza do porque o tabaco, aliás como qualquer outra droga, é utilizado pelas pessoas. Certamente a propaganda na mídia , apontando que fumar está intimamente ligado ao sucesso e à pessoas bonitas deve influenciar muitos, principalmente jovens. Outras alegam que o tabaco tem o poder de tranqüilizar-las e acalma-las. Há ainda aquelas que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a maior parte dos fumantes dizem que fumam porque não conseguem mais parar.

Quem são as pessoas que mais usam?

O uso de tabaco não está ligado a uma determinada população, ele é disseminado entre homens e mulheres em qualquer época da vida. Em relação ao Brasil o que pode-se dizer é que, baseado em um estudo feito em 1997 em 10 capitais brasileiras pelo CEBRID, o primeiro contato com o cigarro ocorre muito cedo em aproximadamente 11% dos estudantes com idade entre 10 e 12 anos.

Quantos usam o tabaco?

Não se sabe ao certo o número de pessoas que usam o tabaco no Brasil, mas um estudo realizado em 1999 pelo CEBRID em domicílios do estado de São Paulo, revelou que 9,3% das pessoas entrevistadas são dependentes (ver pergunta nº 15) de tabaco, sendo que um número bem maior faz uso constante.

O que o tabaco faz no corpo após uma dose (efeitos físicos agudos)?

O tabaco produz um pequeno aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, na freqüência respiratória e na atividade motora. No sistema digestivo diminue as contrações do estômago, dificultando a digestão. É irritante para os brônquios (pulmões) e provoca insônia (tira o sono).

O que o tabaco faz no corpo (efeitos físicos crônicos) pelo uso continuado?

O uso intenso de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. O cigarro tem um potencial carcinogênico (isto é de provocar câncer) que é certamente, um dos mais importantes aspectos estudados. O fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas, entre as quais se destacam o benzopireno e nitrosaminas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam 1 – 2 maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.

O que o tabaco faz com a mente após uma dose (efeitos psíquicos agudos)?

Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Quando em jejum e se a tragada for grande, a pessoa pode ficar ligeiramente tonta. Outros efeitos são: leve estimulação do cérebro e diminuição do apetite. Não há, na realidade nenhum efeito mais intenso ou importante.

O que o tabaco faz com a mente quando uasado continuamente (efeitos psíquicos crônicos)?

Não provoca grandes danos.

O tabaco afeta a escola?

Não diretamente. Mas o estudante para fumar ou atrasa ou mesmo falta às aulas. Isto certamente prejudica o rendimento escolar.

O tabaco leva ao uso de outras drogas?

Não. O que ocorre é que ao fumar a pessoa geralmente se "enturma", e pode alguém do grupo sugerir experimentar outra droga qualquer. Mas não há estudos mostrando que o cigarro por si só é "porta de entrada" para o uso de outras drogas.

Você reconhece quando alguém usa o tabaco?

A fumaça do cigarro tem um cheiro característico que é facilmente reconhecido; o hálito da pessoa também fica com um cheiro diferente. Algumas pessoas que fumam muito podem ficar com manchas amarelas nos dedos que seguram o cigarro. Pode-se também perceber o cheiro da fumaça na roupa. Neste caso as pessoas que estão ao lado de um fumante, mesmo não fumando ficam com as roupas cheirando a fumaça.

É o tabaco usado como medicamento?

Não. O tabaco não tem uso médico.

Pode-se fumar na gravidez?

Quando a mãe fuma durante a gravidez "o feto também fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. Há aumento dos batimentos cardíacos no feto, e a criança ao nascer tem redução do peso, menor estatura e alterações neurológicas. O risco de aborto espontâneo e de parto prematuro é maior em gestantes que fumam. Aliás droga nenhuma combina com a gravidez, a não ser aquelas receitadas pelo médico.

As pessoas ficam dependentes?

Sim. Está comprovado que a nicotina é a responsável pela dependência ao Tabaco (a pessoa não consegue mais deixar de usar mesmo querendo). Com o tempo a pessoa vai usando quantidades cada vez maior ou seja há desenvolvimento de tolerância e se deixa de fumar apresenta uma síndrome de abstinência.

As pessoas podem parar de usar o tabaco?

É muito difícil para de fumar. Um famoso escritor americano Mark Twain chegou mesmo a dizer, brincando: "é facílimo parar de fumar! Eu mesmo já fiz isto mais de 1000 vezes" ou seja, já havia tentado mais de 1000 vezes, sem conseguir.
Mas parar de fumar apesar de uma possível síndrome de abstinência, é possível, mas muitas vezes precisando de auxilio psicológico ou médico.

O que é síndrome de abstinência do tabaco?

A Síndrome de abstinência, que ocorre quando o indivíduo para de fumar, é um conjunto de sintomas como agitação, sudorese (suar muito), irritabilidade, tontura, insônia e dor de cabeça, nervosismo, irritabilidade. Estes sintomas chegam a demorar semanas.

Há tolerância ao tabaco?

Sim. A tolerância é a necessidade de fumar cada vez mais cigarros para se sentir satisfeito.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando?

Como o tabaco é uma droga legal, nada acontece. Pode ocorrer restrições de uso em alguns lugares como shoppings e restaurantes. Pó outro lado por uma questão de direito dos outros e de educação deve-se evitar fumar em presença de outras pessoas para nos expô-las à fumaça.

O que acontece se uma pessoa for surpreendida levando para usar junto com os amigos?

Não acontece nada, já que o tabaco é uma droga legal.

Sobre a atividade sexual

O uso crônico do cigarro diminui o calibre dos vasos sangüíneos de todo o organismo inclusive do pênis, e isso pode leva à impotência.

 

 

Fonte: Cebrid
Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM

 

Comentários

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 04/28/2010 - 08:17

quero saber sobre álcool ñ sobre tabaco

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 05/05/2010 - 19:30
A informação é sempre bem vinda! Gostei dos termos usados para explicar de forma bem clara e concisa, além disso falar da composição foi muito bom e ate enriquecedor para mim...No geral so uma e bem divulgada a Nicotina...

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 05/19/2010 - 11:05

Meu pai fuma desde os 16 anos de idade , há uns 14 anos atras ele era álcoolatra e conseguiu parar de beber atraves do AA .Quase sempre ele tem umas tosses beim esquisitas e isso me preucupa . Hoje ele tem 43 anos , e eu fico me perguntando se uma pessoa que fuma há tanto tempo assim , consegue parar de fumar .

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 07/27/2010 - 20:17

eu fumo e tenho 14 anos e os meus pais nao sabem e queria proqurar como  deixo de fumar.

 

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 10/05/2010 - 10:30

sabe eu tenho 15 anos e se vc gostar de vida vc vai parar de fumar vc pode e

 

 

 

 

 

 

 

 

No Avatar
visitante (não verificado) on ter, 08/30/2011 - 18:50

procure um tratamento é o melhor que você faça,não fume,você estará prejudicando você mesma além de fazer muito mal a saúde o cigarro traz muitas doenças.

No Avatar
Visitante (não verificado) on seg, 10/10/2011 - 15:01
Meu caro amigo, gosto tanto de ajudar o próximo, por isso, vou tentar... É o seguinte, 1º - fumar é um risco, e nem te fica bem como jovem dos seus 14 anos, fumar por aí, até te escondes dos seus pais, só o facto de se esconder é porque sabes muito bem que é ruím, é sua saúde em perigo, então, eu diria o seguinte: - Se de verdade quer se livrar do Tabaco, é muito simples, porque é teu desejo, deixar o tabaco, por isso, tens que fazer 1 esforço - Tens que escolher amigos, porque, amigo de má conduta, esse não é amigo, um dia vai se dar mal com isso, é sério. E para escolher um amigo, faz um pequeno análise, 1º - Tenta estudar a vida desse amigo, se ele te trará benefício ou não, porque um amigo eu considero um anjo da guarda, amigo é aquele que te ajuda em momentos difíceis, vê algo negativo em ti, ele te diz, amigo isto, mais aquilo, não te leva hà lugar nenhun, amigo de cerdade não te leva p roubar, fumar, prostituir-se, mas sim, ele te dá conselho, têm sempre uma solução, solução agradável, um amigo está sempre presente, em todas ocasiões, por isso amigo, pare e pense direito. No lugar do tabaco, compre um rebuçado, pastilha, escute música, lê um livro, vê TV, jogue fotbol, tens que se distrair para se livrar desse mal. Amigo, a vida é, e sempre será bela quando bem vivida. Até mais, um abraço

No Avatar
Visitante (não verificado) on dom, 08/29/2010 - 08:57

alcool, ganzas, tabaco, dormir pouco por causa das noitadas e alimentaçao nao mt agradavel?

como esta uma pessoa que faça td isto?

 

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 09/24/2010 - 11:01

disse que está fumando a um ano ,ela só tem 13,não quer parar de fumar de jeito nenhum...o que posso fazer????quando acho em casa eu jogo o cigarro fora...

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 09/28/2010 - 09:38
assim voce tem que conversar mais com a sua filha porque hoje o mundo ofereçe tudo de ruim para os javem ou seja eu tenho 15 anos tenho a cabeça firme e nunca deixei nada de ruim mim influenciar pois na fase que nos adolescentes se encontra estamos fragil buneravel a tudo e é isso espero que sua filha mude pois nao ha nada melhor do que conselho de mae valew q

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 10/15/2010 - 12:39

tipo devido às consequencias do clima atmosferico e da humidade existente no ar podesse concluir que o que voce devia fazer era dar um bom par de socos à puta da sua filha. porque se ela fuma é pq voce nao lhe mete respeito e quando a vir a fumar de-lhe um tiro e quando digo para lhe dar um tiro é para lhe dar mesmo

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 10/20/2010 - 06:04

quanto mais proibir pior ela vai fazer... nao adianta deitar os cigarros fora ela pode arranjar mais...

No Avatar
visitante (não verificado) on sab, 02/05/2011 - 14:31

a melhor coisa que você pode fazer é meter a sua filha num colégio interno até ela se curar! 

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 10/14/2011 - 11:58
a melhor coisa nao é metier ninguem num colwgio pois isso projudica mais .. a pessoa vai ter mais vontede de se meter nessa vida.. pois fica revoltada..etc...

No Avatar
KRLobeu (não verificado) on sex, 06/17/2011 - 14:33

 "Cara senhora, estar numa situação dessas, para uma mãe, é tão ruím quanto, imagino, não posso sentir. Se isso estiver começando, precisamente a senhora deve "cortar" da sua filha alguns tipos de amizade, que veja como suspeita. Para revogar essa situação, é preciso fazer um análise completa da dela e da sua vida familiar. Se há desavenças na sua casa, se há brigas, discordia, ignorância, impaciência ou outras coisas que dizem respeito, é preciso a partir de hoje começar a lutar contra. Porque é muito fácil olhar pra tua filha e sentir amargura pela situação dela e vê-la como um caos e como a dizer "Não sei aonde aprendeu isso", "Nunca fiz isso, não sei de quem puxou". Tem que começar a observar como esta o ambiente de vida dela. Sabe por quê? Porque se ela tivesse uma estrutura familiar concreta, firme, determinada, fraterna, ela jamais seguiria por esse caminho. Digo para ti que tú estas numa situação dificil, porque você vai precisar de refazer a cabeça dela. Possivelmente, se ela conseguir escapar desse vicio, ela pode ser uma pessoa insegura, dificil e até revoltada. Neste momento, o melhor à fazer, é agradá-la, e fazê-la pensar que você é a melhor mãe, porque ela precisa primeiro gostar de você, para depois ouvi-la. Quero dizer ainda para a senhora, visite uma igreja evangélica, se não ver resultado em uma vá em outra. Porque Deus pode libertar um oprimido, se "CRER". Se não Crer nada pode ser feito."

Espero que tenha te ajudado. 

Valeu!!!!

Keren Ruth Lobeu

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 10/06/2011 - 17:14
Dê-lhe uma surra espetacular !!! Afinal a Sra é a mãe. Use um chicote, uma vara de marmelo, uma correia. Ela vai parar de fumar, pode ter certeza. Não a machuque, apenas dê-lhe uma surra tipo exportação.

No Avatar
Visitante (não verificado) on seg, 01/09/2012 - 19:33
Ponha-a a par das consequências do tabaco. E com jeitinho tente convencer que deixar de fumar só é o melhor para ela fumar não faz nenhuma vantagem. Mas agora proibir ou por num colégio interno só vai piorar as coisas, porque ela vai-se sentir revoltada.

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 09/24/2010 - 12:58

por favor preciso de ajuda,meu amigo é dependente quimico e a 3 meses atras descobrimos que ele esta com cancer.ele ja esta fazendo tratamento para o cancer e a dependencia ele ficou enternado 6 meses em uma clinica mas teve que sair para se tratar e agora ele tve uma recaida alguem por favor me ajude a ajudar meu amigo

obrigada.

helena100legal@hotmail.com

 

 

maria helena lopes

No Avatar
paulo benicio (não verificado) on dom, 06/26/2011 - 19:52

Quanto ao cancer, só com os médicos. Mass, contra a dêpendencia quimica é muita força de vontade, o adcto tem que ter conciencia de que tem um problema e pedir ajuda.

Narcóticos Anônimos é um começo, caps-ads, fazendas de recuperação... é um processo lento, continuo e envolve todas as areas da vida da pessoa mas, a vitoria é garantida

àquele que perciste. Torço por seu amigo maria elena .. com Deus. paulo benicio BH.MG.

No Avatar
Visitante (não verificado) on qua, 10/06/2010 - 22:20

sou alcoolik a uns 15a não consigo parar

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 11/30/2010 - 20:11

é isso ai vamos avabar com as drogas

por favor nosso mundo

esta perdido

No Avatar
anonimo (não verificado) on seg, 02/21/2011 - 16:55

ola eu tenho 10 anox e tou no 5 ano eu estou a dar a droga e o tabaco em formaçao civica eu adorei exte site pk tenho tudo para exe trabalho que vou fazer para FC

se querem continuar a viver nao se prujediquem a serio a minha tia fuma 3 ou ate 4 maços de tabaco por dia ela tem os dentex todos amareos e o halito dela sabe mal

por favor salvem se e nao fumem

No Avatar
Visitante (não verificado) on seg, 10/03/2011 - 15:26
que bonito texto!!!!!!!

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 10/18/2011 - 20:53
Oi , me chamo Dayane tenho 16 anos e eeu e meus amigos estavamos ne uma festa e um deles começou a fumar ai ofereceu pra todos todos fumaram menos eu ai eu vi que isso era paia por que eu ia fikar cm a santinha e talz aew eu fumei agora ond eu vejo um cigarro eu acendo e fumo e qnd minha mãe pede pra eu acender cigarro pra ela eu fumo um acendo outro trago 2 vezes e entrego ela mas eu nao kero fuma isso e ruim pork u sinto gosto amargo na boka e por exmeplo quando eu chupo um chicletes eu nao sinto o gosto so sinto o do cigarro o que eu faço algume pode me ajuda ?

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 12/16/2011 - 18:11
O levedo de cerveja pode te ajudar e ainda fortalece seu organismo. Vc encontra em lojas de produtos naturais, talvez em farmácias. Sucessos - siga sua luta, vale muito e terá só felicidades S2

No Avatar
Visitante (não verificado) on dom, 12/02/2012 - 20:13
quando alquem pedir para vc acender seja quem for,não precisa falar não pega o esqueiro e de para ela,vc tem tempo de parar se continuar assim vai se tornar um dependente ai vai ser tarde, só vc falar não sua opiniao e a que conta

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 11/03/2011 - 15:27
cuidado com o q vc fuma pode ser drogas escondidas pra te pegar de surpresa,o asssunto é muito sério...muito,muito.bjs se cuidem.

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 11/29/2011 - 14:40
eu acho muito errado fumaren maconha
 

"Uma concepção errada que prevalece tanto na profissão médica como no público leigo é que o tratamento da dependência química invariavelmente fracassa.  ...já é ponto pacífico que o melhor tratamento é uma combinação de terapias medicamentosas e psicossociais, aplicadas as duas em doses otimizadas" Veja + em: Abstinência e dependência quimica....

Interdição Judicial

Interdição Judicial

A interdição (total ou parcial) é um processo judicial onde uma pessoa é declarada incapaz. É nomeado um curador que irá agir em nome do curatelado, o curador também se responsabilizará por TODOS OS ATOS do curatelado.

Para garantir que o curatelado não seja prejudicado um juiz deveria reavaliar, em intervalos de 2 a 4 anos, a permanência das circunstâncias que levaram à interdição. Continuar lendo...

Última enquete:

Quando existe uso abusivo de alcool ou outras drogas, Além do dependente, outros membros da família devem ser tratados?

Alcool & Drogas - Comentarios

Um site CSS: Visite o site CSS do Maujor


eXTReMe Tracker

Araraquara Comercial


Cafeína, distúrbios do sono e o desequilíbrio hormonal.
Cafeina e disturbios do sono

Thomas Edison inventou a lâmpada para que as pessoas pudessem trabalhar à noite, Continue lendo.




Nossa vida é como um quebra-cabeça enorme
Erros e acertos na vida

Não há erros.

Cada experiência que vivenciamos, quer você interprete como boa ou ruim, é parte desse quebra-cabeça e, Continue lendo.

tratamento-internacao-dependencia