Cocaína e mulheres

Versão para impressãoVersão para impressão

 

Até pouco tempo atrás, pensava-se que todos os dependentes eram iguais e assim formariam um grupo homogêneo. Somente nos últimos 25 anos os serviços de tratamento perceberam a necessidade de identificar subgrupos de dependentes, com a finalidade de ajustar as propostas terapêuticas para cada subgrupo.

Com o aumento da procura de tratamento por pacientes do sexo feminino foram verificadas características diferenciais, próprias desta população. O consumo de álcool e drogas em mulheres carrega um estigma social e moral mais intenso, as mulheres costumam procurar tratamentos médicos clínicos gerais ao invés de serviços especializados em tratamento de dependência química, suas razões para início e manutenção do consumo são diferentes (p.ex. os homens costumam consumir com amigos e a mulher, sozinha), bem como o impacto das drogas sobre sua saúde.

Também é mais freqüente encontrarmos co-morbidade psiquiátrica (associação de transtornos psiquiátricos, principalmente Depressão, com Abuso e Síndrome de Dependência) em mulheres do que na população dependente masculina, demandando tratamento associado de ambos quadros clínicos. O organismo da mulher parece mais frágil ao impacto da cocaína, com maiores alterações hormonais, que acarretam desde produção de leite até ausência dos ciclos menstruais.

As complicações clínicas costumam ser também precoces, sendo de fundamental importância (e gravidade) a associação de gravidez com o consumo de cocaína. A cocaína atravessa rapidamente a placenta, exercendo todos os seus efeitos físicos sobre o feto (hipertensão, constrição de vasos sangüíneos), levando à falta de oxigenação e suprimento de sangue adequado. Recém-nascidos de gestantes consumidoras apresentam diversas complicações que incluem baixo peso ao nascimento, morte logo após o parto, malformações (genitais, urinárias, redução do tamanho do cérebro, entre outras), hemorragia cerebral, alterações de padrão de sono, diminuição de alimentação, aumento de reflexos e disfunções musculares. Estas últimas podem durar até 2,5 meses após o parto.

Uma parcela das mulheres dependentes de cocaína se engaja em prostituição como forma de obtenção de droga. O inverso também parece ser verdadeiro, havendo uma alta prevalência de prostitutas que consomem cocaína, álcool e outras drogas. Problemas relacionados à impulsividade, dificuldades interpessoais e dificuldade no julgamento foram associadas às dependentes de cocaína. Porém não se conseguiu definir se estas características eram anteriores ou conseqüências do consumo da droga.

Algumas considerações adicionais, relativas ao tratamento de mulheres dependentes, devem ser enfatizados, com a finalidade de possibilitar melhores resultados terapêuticos:
 

  • Prover possibilidade de cuidados para os filhos, no mínimo durante os momentos que a paciente se encontra em contato com o serviço de tratamento.
  • Identificar rapidamente padrões de consumo compulsivo (ou Abuso/Dependência) de medicações prescritas, que dificultam o engajamento da paciente no processo de recuperação e mudança do estilo de vida (por exemplo, "calmantes").
  • Treinamento intensivo de auto-estima, geralmente mais abalada do que na população dependente do sexo masculino.
  • Modelagem dos papéis sociais da mulher (por exemplo, familiar e ocupacional).


        

Comentários

No Avatar
Visitante (não verificado) on seg, 06/21/2010 - 20:44

Oi, meu nome é Camila tenho 25 anos ea 5 anos uso cocaína,fui internada a 2 anos em uma clínica de psiquiatria em São josé (sc),fiquei internada 40dias.Depois que saí da internação fiquei 1ano e 3meses sem usar,aí me relacionei com um rapaz e voltei a usar.Mais uso de idiota que sou,essa porcaria já acabou com a minha vidauma vez e tenho certeza que isso vai acontecer denovo.

Meus pais não adimitem que eu sou dependente,isso me prejudica.Meu sonho é nunca recair a essa porcaria que se chama cocaíina.To sem usar a 3 semanas ,e seeu tiver força de vontade fico sem usar.O que me leva a usar é a companhia de pessoas que se fazem amigas!!!!!

Quero parar e vou conseguir!!!

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 09/24/2010 - 20:23

oi galera vi o depoimento de voces tanbem fui usuario por um bom tempo ja usei cocaina machonha lsd ecstasy . durante muito tempo coisa de uns 2 anos so cheirando direto mas consegui para com apoio de amigos e de pessoas que ja tinham passado por isso. acredito que esse vicio para muitas pessoas sao apenas uma fase da vida assim com uma pessoa para ajudar fica mas facil mudar se prescisarem de alguem pra conversar me passa o msn vai ser um prazer conversar com voces.

No Avatar
fábio (não verificado) on qua, 12/05/2012 - 00:52

Olhe não ande mais perto de pessoas que usem drogas, sei que é fácil falar, mas como pode querer ter uma vida boa, com esta porcaria e tendo amigos que usam esta porcaria, se você tem os pais perto, peça desculpa e ajuda a eles por seus atos e não se afaste deles.

Saiba que a vida é melhor vivida com alegrias sem mentiras.

Boa sorte.

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 07/08/2010 - 19:36

Danny BOMBEIRO

Oi bom vou começar minha istoria,tenho 20 anos desda minha adolecençia fui minha pessoa triste,por não assumir minha homoxualidade aos 10 anos começei a frequentar a igreja congregação cristã no brasil, aos 13 anos me batizei aos 16 anos conheçi um rapaz q q tinha 23 anos noivei e casei com 17 anos fiquei apenas 5 meses casada voltei p casa da minha mãe e parei de ir p igreja e comei a ir hem baladas gls mas mesmo assim quando sentia vontade eu ia aos 18 anos conheçi uma garota e me apaixonei me assumi p minha mãe ela como cristã não aceitava como ainda não aceita,fui morar sozinha durante 2 meses de vez hem quando usava cocaina com uma amiga mas não me fazia falta,voltei p casa da minha mãe pelo motivo dela sofrer muyto sou filha caçula tenho uma irmã de 23 anos ja é casada e tem uma filha de 2 anos e é cristã,aos 19 anos me formei p BOMBEIRO CIVIL,HEM UMAS DESSA SAIDINHAS DE BALADINHA ESPERIMENTEI A maconha mas tb não me sentia falta,mas uma vez minha mãe não aceitava minha homoxualidade fui morar sozinha novamente com um amigo q era gay dai tynha sempre uma amiga a msm q me apresentou a maconha ,de vez hem quando sempre a noite fumavamos um cigarro de maconha nos 3 depois eu passei a fumar todos os dia o meu colega q e gay não me aconpanhava,e quando começei a ir a boka começei a pegar maconha e um papel de cocaina mas msm assim não me sentia falta a cocaina só a maconha.

QUANDO ia ver minha mãe nem ficava muito tempo lá por q ja dava vontade de fuma ia embora p fumar,minha mãe descobriu mas sempre neguei,ai tyve uma briga com meu colega gay e dezaluguei  a casa e voltei a morar com minha mãe começei a ir p igreja novamente mas de novo parei e voltei a fumar maconha e sair p balada hem umas dessas quando morava sozinha conheçi uma amigo q é hetero mas não usa nada nem um tipo de drogas apenas só bebe sempre saimos juntos  p balada  mas ai me desliguei um pouco da maconha e comei a comprar cocaina, mas quando acaba o po' vem a profunda depressão antes cheirava só duas vezes por mes agora é toda semana minha mãe descobriu q uso cocaina,e não me aceita como lesbica isso me faz cair mais na cocaina ,mas msm assim consigui um emprego sou SAlva VIDAS comprei meu carro,mas não consigo parar de cheira,faz 2 semanas e 3 dias q não uso cocaina mas estou na fissura,hoje é sexta e quero ir na boka e pegar hum pó,mas sempre me fico perguntando quando como um dia vou parar minha mãe esta 1 semana sem falar com migo e minha irmã tb pelo fato de se lesbica e agora ser usuario de drogas,pesso p DEUS me ajudar por q sou uma pessoa muyto triste com migo msm por q ser homoxual e ser asuaria de drogas...

 

FISIcamente estou bem mas antes de começar a usau cocaina pesava 96kilos faz um 9 meses q uso e agora estou pesando 78 kilos minha mãe ja ate falou q estou emagreçendo muyto...

não tenho muyto apetite p comer a não ser se eu fumar maconha....

ME ajudem....

No Avatar
Visitante (não verificado) on sab, 11/20/2010 - 05:29

Danny 

Você sabe o que queres para seu futuro,só não enchergasse ainda, independente disso você  tem uma profissão maravilhosa que é salvar a vida das outras pessoas que estão se afogando, na realidade você está se afogando também, nesse mundo das drogas NINGUÉM é seu amigo (apesar que mtos dizem ser) coloque metas em sua vida faça uma lista do que vc quer e pode melhorar, EVITE as pessoas que lhe convidam ou faça mal para vc, se conseguires mude de cidade de estado fique longe das más companhias,é mto difícil mais NÃO é impossível, troque de celular, enfim,MUDE de atitude, quanto sua opção de ser homossexual  é sua escolha e saiba que cada escolha tem conseqüências por mais que seja complexa,a sua familia esta abalada com suas atitudes ou suas escolhas, pois seja corajosa e mostre que vc ama eles....abraços e boa sorte  

No Avatar
mauricio (não verificado) on ter, 10/22/2013 - 06:14
Se ligue ,nao tenho pr3vonveitos nehum contra glsbt porem vejo da seguinte forma a familha e o mais importante numaudanca porwm se a familha nao te apoiar nao va atras de amigos pois seus supostos amigos que te levaram ate aonde vc Esta , vou te falar de um lugar que mudou minha bida e pode mudar a sua negona sou da bahia e conhevi um certo dia a COMUNIDADE CATOLIVA SHALOM eu penssei que nao exitiam ex usuários porem apod conhecer este lugar minha vida mudou , porem te digo a mudqnca requer RENUNVIA ,VONTADE & DISPODICAO , FALHEI wm um desses e ainda uso a coca ,porem ajnda qiero mudat e quero yer uma esposa de deus !!!e ser libre dese3 abismo !!! BOA SORTE !!!!!!

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 10/01/2010 - 21:10

Oi, meu nome e Marcia sou uma de pendente de cocaina uso cocaina 1 vez na senana,com meu namorado. comecei a usar com ele porque ele e usuario a muito tempo. pedi para ele me dar so pra esprementar ele nao deu,mais um dia que estava muito deprimida pidi novamente e ele me deu. desde dezenbro desse ano uso cocaina com ele. minguem sabe que uso somente ele. mais se fico sem a cocaina fico irritada e isso esta acabando com a minha vida social, hoje faz 3 semanas que nao uso nada e estou muito mal. e fico muito mais inpaciente e irritada por isso estou tentando nao ir atras da droga mais esta muito dificil

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 10/08/2010 - 10:03

Ola meu nome é Cacau tenho 25 anos sou usuaria de cocaina a sete meses,antes disso eu havia experimentado apenas.Mas a sete meses atras conheci um rapaz e comecamos juntos a usar,me traz momentos otimos quando estou drogada,mas de um tempo pra cá ando assustada com a quantia de droga que ele sozinho usa em media ele usa 7 a 11 capsulas sozinho,isso me deixa assustada,estou limpa a duas semanas e nao sei o que fazer para ele sair dessa dependencia.Conheco ele bem sei que ele foge de algo que é incerto e o que mais doi e que ele usa e quando ele esta comigo ele tem mais vontade ainda de usar.Ele cheira a 20 anos e esta tendo problemas de saude agora.Nao sei o que fazer,mas nao vou deixar ele se acabar sem tentar ajuda-lo.Nunca procurem a dorga como uma fuga.

No Avatar
Edgar (não verificado) on qua, 05/25/2011 - 13:24

olá sou mulher de um usuario e me tornei uma usuaria mas aos poucos estou me libertando tem hora q não da pra controlar o artigo é da hora mas não dá pra dormir isso é foda

 

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 09/21/2012 - 13:36
Amiga, passo pelo mesmo dilema que vc.....adoro a onda que dá só o fikar sem dormir que é foda, mas já que faz com seu namorado, assim como faço com meu marido, aproveita pra "namorar" bastante até a onda passar, ainda que vc naum consiga dormir, vai relaxar e naum vai levantar da cama cansada, destruída. Sem contar que aumenta a libído e muito mais gostoso neh. Não axo que sou viciada em cocaína e sim em sexo, pq só gosto de fazer uso da coca para transar....é muito gostosoooooo....fika muito melhorrrrrrrr.....um bj a todos ...desculpe a sinceridade.

No Avatar
Alex (não verificado) on dom, 12/08/2013 - 01:42
Conheço e já usei assim como você tive uma parceira muito 10 e sempre fazíamos cheirávamos juntos e em festinha de motel e muito sexo as vezes tipo 12 horas sem parar mas sempre cuidando para não desnutrir o corpo hoje sou solteiro e é difícil usarmas lembrando do jeito que é tenho vontade ainda acho mesmo que adoro pelo sexo e tempo que aguento transar ... mas não é incentivo para ninguém é perigoso para controlar é muito difícil e raríssimo a maioria acho que nao consegue controlar bjsss

No Avatar
Visitante (não verificado) on sex, 03/09/2012 - 20:47
Minha filha vc ainda não e considerada uma dependente assidua, seu grau e reversivel, encaminhe ele para o poder publico e deixe que de continuidade a sua vida. E va cuidar de vc da sua vida não tome partido e um futuro incerto, se vc não se afastar seu partido sera a cocaina, siga outro caminho com sua familia a escolha dele ja foi feita, somente profissionas o ajudaram, e 20 anos minha filha.

No Avatar
visitante (não verificado) on sex, 04/15/2011 - 10:05

Gente tenha força de vontade Deus está com vcs mas não depende dele se vcs quer parar vcs conseguem tenho certaza disso se dediquem façam metas não tenham MEDO e sim FÉ... Deus é mais e ele vai ajudar vcs basta vcs quererem ser ajudados. Danny seja corajosa vc tem uma profissão brilhante não jogue seu futuro pela janela aproveite o presente pois quando chegar o futuro pode ser tarde demais e ao caso de sua vida sexual se ser homosexual te faz feliz então lute pelos seus direitos NINGUÉM tem nada a ver com sua vida seja FELIZ...

No Avatar
sissa (não verificado) on qui, 05/26/2011 - 10:33

OI boa tarde a todos meu nome é sissa tenho 24 anos e sou casada a 6 o meu esposo é usuario de cocaina  a 10 anos... ja foi enternado congregava na assembleia estava bem ele ja consegiu ficar ate 10 meses limpos mas depois sempre recaia...  hj faz uma semana que ele esta limpo dei um ponto final pois eu ja estava sofrendo mais doque ele mesmo mas estou notando nele um comportamento muito estranho antes ele ficava numa boa sabe sem usa ..Mas essa uma semana que ele esta limpo de novo ele chora todos os dias por que esta com vontade e sabe que nao pode mais que ...Acho que ele ainda esta firme ... pesso ajuda pra saber como agir pois esta sendo muito dificil pra mim tambem

Pensso que qualquer passo meu em vao pode faze ele recair ....

obrigado pela atenção

No Avatar
visitante (não verificado) on qua, 09/07/2011 - 11:36

conhece o ditado: diga com que andas, que direi quem tu és! Acho que se aplica bem a todo usuário. Já usei, pra conhecer, e vi do que é capaz. Pra que continuar? Se teu cérebro nao domina mais teu corpo, joga ele fora.

No Avatar
Visitante (não verificado) on ter, 11/08/2011 - 15:58
boa tarde a todos sou flavio tenho 24 anos sou viciado deste dos meu 18 anos antes eu usava em festa hoje uso 3 vezes por semana tenho uma esposa linda ela sabe mais acho que ela esta se aborecendo mais quando eu uso não fico agrasivo fico alegue coverso tenho respeito mais que ro largar esa vida agradeso pela ajuda.

No Avatar
Visitante (não verificado) on qui, 01/05/2012 - 14:37
Flávio, a primeira coisa que você precisa entender é que se você já um dependente químico, você não conseguirá sair dessa sozinho, é preciso ajuda, pois o ponto é descobrir qual o lugar que a droga está ocupando e a partir da desintoxicação, elaborar um plano de reconstrução de vida, ou seja, como viver a vida (alegrias, tristezas, desafios, frustrações) sem a colaboração da droga. procure ajuda, pois a saída é possível, mas tão importante quanto deixar de usar as drogas é manter-se limpo com menos riscos de recaídas.

No Avatar
Visitante (não verificado) on dom, 03/04/2012 - 17:43
meu nome e reinaldo fui dependente de alcool e drogas por 20 anos perdi tudo cheguei no fundo do posso , me tornei um andarilho quando entrei numa casa de recuperaçao eu vi como eu era realmente um mostro,ladrao,mentiroso,manipulador,egoista, pensava so em mim nao pensava nem na minha famila, nesta casa de recuperaçao casa dia de pirassununga onde o cordenador era o valdeci e alexandre estes amigos me mostraram o caminho de uma recuperaçao limpa e honesta, fui cordenador da casa dia de santa cruz das palmeiras de 2008 a 2011 conheci muitas pessoas e atraves de uma internaçao de um rapaz conheci uma pessoa maravilhosa que hoje e minha esposa,hoje graças a Deus e da minha boa vontade estou 4 anos e 3meses limpo o recado que dexo tenha sempre uma mente aberta , boa vontade e seja sempre honesto com sigo mesmo obrigado.

No Avatar
Visitante (não verificado) on seg, 03/05/2012 - 19:13
necesito ajuda, descobri q meu filho usa droga, maconha,,e sei la mais o que''?....NAO SEI O Q FAZER .. pedi liceça no meu trabalho, estou em casa, to ficando louca, ele nao admite , q a droga es uma DROGA...gostaria de sabe nomes de clinicas de desenxoxicaçao em goiania, anapolis , brasilia,,, vivo no centro oeste, e qualquer destas cidades me ajudaria saber, o valor mensal, diario,,, tenho poucos recursos financeiros, para uma clinica cara, sou asalariada,trabalho como faxineira em um hospital..ganho pouco,,, mas nao medirei esforços para que meu filho sai desta... ele nao admite...diz que nao faz mal...e que so e de vez em quanto.. mas e mentira,,, descobri aos 14 anos...jurou que nao usaria mais... passou,,, aos 20 anos outra vez.... agora tem 25 anos..... me ajude...

No Avatar
A. C. F. G. (não verificado) on qui, 08/02/2012 - 13:11


Para preservar-me resolvi não me identificar, coloquei somente as iniciais de meu nome, seguido me encontro em situação difícil quanto a olhar vídeos pornôs na internet, sou cristão, procuro levar a sério as doutrinas e princípios religiosos. Agora, tenho muitas recaídas e seguidas.

Fui criado em berço católico em que tudo praticamente era errado, minha mãe já me educou de forma mais liberal, é que devido a isso também caio seguidamente, pois ao ver exemplo que ela está a me deixar não ser dos melhores, pois teve três casamentos liberados em demasia e excesso, o que deu mais certo com ela foi meu pai mesmo, teve um única traição dele e isso acabou em desmoronar com o casamento deles.

Eu fui abusado sexualmente quando criança por primos, isso já consegui vencer, uma batalha que foi vencida com muita oração e ainda participei em um internato no interior do Paraná em um curso chamado veredas antigas, no qual eu desabafei sobre o caso.

Eu tive a primeira transa de verdade aos 40 anos, deixei de ser virgem na realidade, venci também o homossexualismo que me atormentava, rugindo que nem um leão ao meu derredor. Hoje creio na providência divina, queria dizer-lhes um coisa somente para finalizar, acredito muito no amor que brota do coração de Jesus Cristo, mas quero receber muito uma orientação de vocês para livrar-me do pensamento promíscuo e da masturbação, que é uma grande mau de minha vida, sempre a espreita para tragar-me.

E nisso acabo me consumindo, sofrendo. Por favor me ajudem a esperar, confiar para que minha esposa venha logo a mim e me faça feliz, para que assim eu saia da solidão e do sofrimento.

Me ajudem!

Guto

No Avatar
eder (não verificado) on dom, 09/23/2012 - 05:23
por favor estou disposto a parar de usar coicaina mas nao sei como, eu usei a primeira vez quando tinha 19 anos com algumas meninas e uns primos meus era muito legal, eu dava rizada na epoca ,pois dizia como alguem pode pagar 10 reais numa porcaria dessa q nao faz muito efeito e tal aqui vai un conselho ou dica PELO AMOR DE DEUS NAO USEM COCAINA .ACABA COM VOCE EXPERIENCIA PROPRIA . descobrir tarde,  , parei de fumar maconha com 22 anos porem aumentei a dose da cocaina e olha q semprei usei nos dia de sabado ate hoje ,tenho hoje 31 anos e nao consigo viver sem ,minha familia q e grande mora comigo desconfia mais nao sabe ao certo porque uso de madrugada e sozinho ,estou tendo problemas gravissimos fisicos e pisicologicos nao sei oq fazer , era uma pessoa q nao tinha vicio nenhum , oq fazer fico com medo d ir ao medico e alguem descobrir q uso droda da minha familia,pois alguns medicos mandaram eu procurar alguns psiquiatras e tal. me sinto nun buraco sem saida e todo sabado continuo usando mais e mais me ajudem ?isso foi pouca coisa q falei tamanha devastacao q a cocaina faz .hoje oriento muito meus primos familiares para nao usarem drogas.desculpa o encomodo .obrigado .voces podem pensar .a ele so usa sabado. meu deus a minha vida foi pro lixo voces nen imagina ,eu tenho muita dificuldade so pra sair na rua tamanha depressao e outras coisas  imagina aquelas pessoas q usa cocaina a mais tempo e todo dia ou usam crak . a droga a humanidade tem q ter consciencia q devasta ten q acabar com ela ,sou un cara preso na propria casa minha mulher gravida eu desempregado ,nao sei oq fazer estou numa dificuldade tamanha grandeza q eu quero parar mais nao consigo e ao mesmo tempo queria ajudar as [essoas q usam e tentar acabar com isso.obrigado

No Avatar
Monik Emanuelle (não verificado) on qua, 10/10/2012 - 19:27
Fui usuária de várias drogas por mais de 10 anos e agora descobri que estou grávida.Como pode ser a saúde do meu bebê,agora não sendo mais usuária de drogas???

No Avatar
fabio (não verificado) on qua, 12/05/2012 - 00:38

Peguei minha noiva com drogas, tenho 32 anos e ela 28, o que senti na hora, difícil falar. Estávamos fazendo os preparativos para o casamento.

Eu a tinha escolhido para ser mãe dos meus filhos!!! Isso ocorreu a 9 meses.

Cancelei tudo, e estou retomando minha vida só agora, fiquei tão mal, pois todo o investimento e tempo que fiz se perderam.

A dor que ela me afligiu, é difícil de entender o porquê, como uma mulher linda de nível superior prestes a se casar com um homem que trabalha muito para dar uma vida boa a família cai na besteira de usar drogas.

Assim que terminei tudo, é claro que presenciei a face da droga nela, se desesperou, falou que estava gravida, que iria se matar, e mais tudo de mal que as drogas trazem, triste mesmo.

Ainda falo nisso pois dói muito ainda em mim.

As mulheres que pensarem em usar drogas, não se esqueçam de que não encontraram um parceiro legal usando drogas.

E os finais todos já sabem.


 

No Avatar
scs (não verificado) on sab, 02/08/2014 - 01:25
Meu marido usa cocaina ha 10 anos eu queria saber se o uso sempre leva os usuarios ao sexo ou alguns usam sozinhos mesmo? Quais as sensações afinal, queria entender pq usa, por exemplo a maconha dizem que é pra relaxar e ficam vendoas coisas se mexere e a cocaina o que faz afinal, so pra entender o motivo
 

"Uma concepção errada que prevalece tanto na profissão médica como no público leigo é que o tratamento da dependência química invariavelmente fracassa.  ...já é ponto pacífico que o melhor tratamento é uma combinação de terapias medicamentosas e psicossociais, aplicadas as duas em doses otimizadas" Veja + em: Abstinência e dependência quimica....

Interdição Judicial

Interdição Judicial

A interdição (total ou parcial) é um processo judicial onde uma pessoa é declarada incapaz. É nomeado um curador que irá agir em nome do curatelado, o curador também se responsabilizará por TODOS OS ATOS do curatelado.

Para garantir que o curatelado não seja prejudicado um juiz deveria reavaliar, em intervalos de 2 a 4 anos, a permanência das circunstâncias que levaram à interdição. Continuar lendo...

Última enquete:

Quando existe uso abusivo de alcool ou outras drogas, Além do dependente, outros membros da família devem ser tratados?

Alcool & Drogas - Comentarios

Um site CSS: Visite o site CSS do Maujor


eXTReMe Tracker

Araraquara Comercial


Cafeína, distúrbios do sono e o desequilíbrio hormonal.
Cafeina e disturbios do sono

Thomas Edison inventou a lâmpada para que as pessoas pudessem trabalhar à noite, Continue lendo.




Nossa vida é como um quebra-cabeça enorme
Erros e acertos na vida

Não há erros.

Cada experiência que vivenciamos, quer você interprete como boa ou ruim, é parte desse quebra-cabeça e, Continue lendo.

tratamento-internacao-dependencia